Image Map

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Do amador ao profissional, dicas para começar bem

  Assim como eu, muitos amigos (as) estão dando seus primeiros passos na fotografia profissional, é um mercado bastante concorrido e que assusta quem está mergulhando de cabeça nesse mundo de clicks.  Muitas pessoas iniciam na fotografia com a ideia de fazer fotos de suas viagens, parentes, cachorrinho, paisagens, etc. Chega uma hora onde o que era apenas um passatempo se torna algo profissional, e junto com esse avanço vem às duvidas e insegurança, para um iniciante nesse mercado o primeiro trabalho é o mais difícil, para ajudar darei algumas dicas baseadas em minhas experiências obtidas em trabalhos realizados.


Contrato:
  • A primeira dica é uma das mais importantes, nunca trabalhe sem um contrato, é nele que
    *Imagem retirada do Google
    constará tudo o que foi combinado entre o contratado e o contratante, é uma garantia para as duas partes. Explique para seu cliente cada cláusula e repasse tudo o que foi combinado antes de assinar, não se esqueça de avisa-lo de que é seu primeiro trabalho (isso é muito importante).
Saiba o que você vai fotografar:
  • Existem diferentes tipos de fotografias, de casamentos, ensaios, batizados, formaturas, New Born, etc. Pesquise enquadramentos, iluminações, técnicas e tudo que conseguir encontrar sobre o evento em questão, marque em um pequeno rascunho itens principais onde você possa checar caso esqueça algo no dia, mas marque somente o necessário e não vá levar um caderno de 200 folhas com textos e mais textos, só leve um pedacinho de papel no bolço para futuras emergências.


Inspire-se:
  • Procure inspirar-se com fotografias (da categoria do evento) de bons fotógrafos (somente os bons), nelas você encontrará uma inspiração e uma base para trabalhar em cima, mas é só um apoio, não vá sair copiando tudo que você viu porque isso é plágio.


Confira todo seu equipamento:
  • Nunca deixe para checar seu equipamento no dia do evento, um dia antes já deixe baterias e pilhas recarregadas, tire a poeira ou marcas de dedos das suas objetivas, confira os cartões de memória, deixe tudo pronto e organizado em sua bolsa para não ter o perigo de esquecer algo. Não se esqueça de levar alguns jogos de pilhas e baterias adicionais.


Chegando ao local do evento:
  • Procure sempre chegar mais cedo ao local (eu costumo chegar com 40min de antecedência) para fazer fotos da decoração, dos aniversariantes e família (para festa de aniversário). Ao chegar converse com seu cliente, se mostre confiante, mesmo estando muito nervoso, faça alguns clicks para ir se soltando e perdendo o medo, aconselho também ingerir algumas doses de whisky para dar uma animada... BRINCADEIRA, nunca se deve ingerir bebidas alcoólicas em horário de trabalho.


Capturando os sentimentos:
  • Uma missão bastante complicada para quem fotografa eventos sociais é sempre ficar atento nos
    *Foto de Fernando Ross fotografia
     acontecimentos ao seu redor, muitas coisas acontecem simultaneamente, um sorriso, lagrimas de alegria, momentos em família, crianças fazendo graça e até mesmo uma sogra com um olhar sanguinário para o cara que roubou sua filha, e como fotógrafo contratado, é sua obrigação registrar todos os momentos do evento, para quando seu cliente olhar as fotos voltar no tempo e reviver aquele momento especial.


                                                                                                                                                                                                                              
Pausa para comer:
  • Muitos fotógrafos não comem durante o trabalho, mas para quem vai fazer uma carga horaria que ultrapasse quatro horas é aconselhável fazer uma pausa para se alimentar, seja em um aniversário, casamento, formatura, etc. Pesquisas comprovam a queda do desempenho e resistência ao passar muito tempo sem comer, o melhor momento é quando todos estão comendo, porque não se faz foto nessa hora (tem quem faça, mas fica horrível), eu não gostaria de ser fotografado com a boca cheia de frango e farofa.


O fim da festa:
  • “Barriga cheia, pé na areia”, geralmente depois de comer as pessoas ficam desanimadas e querendo ir para casa, então nessa hora provavelmente seus serviços já estarão quase terminados (só terminam depois que você chegar em sua casa e fazer o backup de segurança). Nunca se esqueça de estipular uma carga horaria em seu contrato (isso é muito importante), e quando terminar avise seu cliente, pergunte se quer algo ou você já pode ir, ele não vai gostar se você simplesmente sumir e não o avisar.


Backup:
  • Essa é uma parte importante, nunca deixe o cartão de memória dentro da câmera, se você for assaltado no caminho para casa suas fotos estarão seguras (precaução nunca é de mais), caso sua câmera possua dois slots de cartão, use o segundo como cópia de segurança, carregue um com você e outro com seu assistente, e não vá colocar em bolsos rasos. Se você perder as fotos do cliente ele poderá entrar com um processo judicial, então muito cuidado e atenção. Chegando em casa faça uma cópia de segurança de todas as fotos no computador e se sua internet for boa (não o meu caso) salve em um servidor online também.




Dicas adicionais:
  Não faça serviços de graça, mesmo que cobre um valor mais baixo, mas valorize seu trabalho.
  
  Evite usar cartões de memória com alta capacidade de armazenamento, neles servem muitas fotos e se der algum problema você perderá quase, ou até mesmo todo seu trabalho, com cartões de até 16 GB você não coloca muitas fotos e se apresentar algum defeito seu prejuízo será menor.
  
  Nunca use pilhas falsificadas, elas superaquecem e perdem a carga em pouco tempo te deixando na mão em um momento que você mais precisar, eu já tive problemas com elas em um aniversário que fiz, por esse erro quase perdi todas as fotos (no próximo post explicarei melhor o ocorrido).
  
  Nunca deixe alguém dizer que você não é capaz, quem sabe do seu potencial é você mesmo, estude e se esforce bastante, só assim alcançará todos seus sonhos. Mesmo que na primeira vez algo dê errado, não desista nunca.
  
  Elabore uma lista com todos os erros cometidos, anote tudo que não saiu como previsto para que na próxima vez você faça diferente, trabalhe em cima dos seus erros buscando soluções inteligentes.
  
  Estude, leia livros, assista vídeos, pratique, teste, erre e acerte, domine sua fotografia, crie sua identidade, entenda como funciona sua câmera e faça dela uma extensão da sua criatividade. Para se destacar no concorrido mercado fotográfico você precisa se diferenciar, a fotografia evolui constantemente e você deve seguir essa evolução, o estudo, dedicação e amor por essa arte é o que vai determinar seu sucesso ou fracasso nesse novo mundo.
  
  Se você tiver alguma dica adicional para passar para os amigos (as) deixe nos comentários, compartilhe conhecimento e ajude outras pessoas enxergarem toda magia que ha por trás da foto.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...