Image Map

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Divulgando no Facebook: A guerra dos Likes

  Você já publicou alguma de suas fotografais em grupos do Facebook? Como foi a repercussão, Conseguiu muitas curtidas e comentários positivos? 
  Eu já falei aqui no blog sobre alguns motivos que deixam um Fotógrafo amador desmotivado, mas o caminho é longo e com muitos obstáculos a serem superados, e hoje irei abordar uma situação que já ocorreu comigo e provavelmente com você também.
*Foto de Bruna Maria. Perfil do Facebook
  Que fotógrafo nunca divulgou suas fotografias em grupos do Facebook? Eu mesmo posto praticamente todos os dias, mas nem sempre é o que esperamos e talvez aquela foto que você achava que teria milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos não alcançou nem 1% de suas expectativas e isso pode gerar uma série de duvidas.  A fotografia passa uma mensagem, história e sentimento e quem a fez sabe o que quer passar, mas quem vê talvez não compreenda a mensagem ali retratada e pode criar conclusões imprecisas. Quando você posta algo na internet deve estar ciente que muitas pessoas terão acesso ao seu conteúdo e boa parte delas adora criticar sem mesmo saber o que esta criticando, essas pessoas são chamadas ‘HATERS’, indivíduos sem cultura e capacidade de criar algo relevante e por isso tentam derrubar quem esta motivado a produzir um conteúdo sério. No inicio da carreira de um amador queremos reconhecimento, elogios, criticas construtivas e uma boa repercussão do trabalho, mas nem sempre é assim que funciona, passando em alguns dos principais grupos de fotografais do Facebook percebi uma coisa, boa parte dos trabalhos ali divulgados que alcançam um numero de curtidas e comentários altos em um curto espaço de tempo são de pessoas que já publicam há algum tempo e já tem seu público, mas é claro que tem suas exceções e cada caso é um caso, o reconhecimento vem com o tempo e muita dedicação.  Quem se preocupa muito com reconhecimento e fama acaba esquecendo a paixão ao fotografar, o sucesso é gradativo e vem com o tempo e a paciência é uma virtude que evolui o ser humano.

*Foto retirada do Google
  Eu mesmo, no inicio de minha jornada ficava muito desanimado com o resultado gerado através da divulgação de meus trabalhos e pensava muitas vezes em desistir, quando que a cada 15 minutos passava no Facebook para olhar a repercussão de minhas fotos e via que continuava sempre na mesma e as vezes a coisa era tão feia que eu ficava com um saldo negativo de curtidas haha, hoje ainda continuo com um numero baixo de likes e poucos comentários, mas eu nem me importo porque sei que quando aperto o botão da minha câmera para registrar um momento, esse momento é algo significativo pra mim, e se você entendeu a mensagem ali passada estamos na mesma sintonia, mas se não gostar talvez o que eu ofereço não é o que você procura.    
  O segredo é não deixar pequenos detalhes te desanimar, “quando tem muito entulho em um rio à água não consegue alcançar seu destino e fica empoçada servindo de berçário para a dengue, não a deixe parada porque aqui em SP esta faltando, tire os entulhos do caminho para ela encher minha caixa d’água” (acho que vocês entenderam a mensagem hahaha). 

  E nunca se esqueçam, nem sempre a melhor foto é aquela que tem muitas curtidas e comentários, existe muito mais por trás da foto, basta você saber enxergar.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...